Enem 2024 será em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever - O Poti News

Enem 2024 será em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever

Candidatos que obtiveram isenção da taxa de pagamento também precisam se inscrever. Quem não tem direito à gratuidade precisa pagar uma taxa de R$ 85. Foto: EBC.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Segundo informações contidas no edital publicado nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

As inscrições para o Enem estarão abertas entre os dias 27 de maio e 7 de junho, conforme orientação do Inep. Os candidatos podem se inscrever no site oficial do exame, acessando a Página do Participante.

Para efetivar a inscrição, é necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 85, que poderá ser realizado de 27 de maio a 12 de junho. As opções de pagamento incluem boleto, PIX ou cartão de crédito. É importante ressaltar que mesmo os candidatos isentos da taxa, como os alunos da rede pública, precisam realizar a inscrição para garantir a participação no exame.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção por diversas instituições públicas e privadas, além de ser requisito para programas governamentais de auxílio estudantil, como Sisu, Prouni e Fies.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo o primeiro dia, em 3 de novembro, destinado à resolução de 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas, além da redação. No segundo domingo, em 10 de novembro, os candidatos enfrentarão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Os horários de aplicação das provas seguem o fuso de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início das provas às 13h30, término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia.