
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta segunda-feira (12) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. A consulta pode ser feita por meio da Página do Participante.
A partir do mesmo dia, será possível apresentar recursos contra o indeferimento da isenção. O período para interposição segue até sexta-feira (17) e o resultado final está previsto para 22 de maio.
As inscrições para o Enem devem ser feitas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas objetivas e a redação serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), têm direito à gratuidade da taxa os seguintes grupos:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Participantes do programa Pé-de-Meia;
- Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas;
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
O Enem é utilizado como critério de ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior, tanto de forma exclusiva quanto complementar. Os resultados também são usados para concessão de auxílios estudantis, como os oferecidos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e para acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos).
Além disso, estudantes brasileiros podem utilizar suas notas do Enem em instituições de ensino superior de Portugal que mantêm convênios com o Inep. Os acordos possibilitam o uso do exame como parte do processo seletivo em universidades portuguesas.