Escola estadual do Ceará é finalista em prêmio internacional de educação com projeto sobre saúde mental - O POTI

Escola estadual do Ceará é finalista em prêmio internacional de educação com projeto sobre saúde mental

Escola fez ponte entre estudantes e profissionais voluntários da psicologia. Foto: Divulgação.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, que fica no município de Carnaubal, no Ceará, é finalista no prêmio “World’s Best School Prizes” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo). A escola está no top 3 da categoria “Apoiando vidas saudáveis”, pelo projeto “Adote um aluno”, que tratou de ações voltadas para a saúde mental dos estudantes da unidade. 

O projeto surgiu após a pandemia, quando o corpo docente da escola observou que muitos dos jovens estavam enfrentando problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, depressão, casos de automutilação, baixa auto-estima e dificuldades de convivência e comunicação. 

Então, o professor de educação física, Guilherme Barroso, sugeriu uma ideia promissora. A escola convidou profissionais da psicologia de todo o país para atender voluntariamente no regime online, estudantes que enfrentavam esses problemas. Além disso, foram oferecidas atividades esportivas e artísticas extras na escola.

A última fase da premiação funcionará por meio do voto popular, então quem torce para a unidade pode votar através do site da organização World’s Best School Prizes.