Esgotos são despejados na Praia de Areia Preta; Semurb promete aplicar multas - O Poti News

Esgotos são despejados na Praia de Areia Preta; Semurb promete aplicar multas

A praia de Areia Preta fica na zona Urbana de Natal e é um dos pontos turísticos da cidade. Foto: Cedida.

Um problema ambiental tem preocupado moradores e frequentadores da Praia de Areia Preta, na zona Leste de Natal, que tem sofrido com o derramamento de águas sujas de esgoto, causando prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o esgoto derramado na Praia de Areia Preta pode ser resultado de ligações clandestinas na rede de drenagem, tornando o problema de responsabilidade da Prefeitura de Natal.

Procurada pelO POTI, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) disse que realizou uma operação no local, onde fiscais visitaram imóveis na área, notificando aqueles que estavam realizando lançamento de água servida para a via pública. A lista desses imóveis foi enviada à Caern para que a companhia pudesse providenciar a ligação à rede de esgotamento sanitário.

A Semurb informou ainda que irá retornar ao local este ano para verificar se as ligações foram devidamente realizadas e se os responsáveis pelas notificações tomaram as medidas necessárias para solucionar o problema. Aqueles que não resolverem a irregularidade estarão sujeitos a multas e outras penalidades.

Balneabilidade no RN: Ponta Negra e mais sete trechos do litoral apresentam condições impróprias para banho

Leia a nota completa da Semurb:

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou, ano passado, uma grande operação na bacia que contribui para a praia de areia preta, no bairro de Mãe Luíza, zona leste da cidade. Os fiscais visitaram todos os imóveis, notificou todos aqueles que estavam com lançamento de água servida para a via pública. A relação desses imóveis foi enviada para Caern para que ela promovesse a ligação para a rede de esgotamento sanitário da Companhia.

Esse ano, iremos retornar ao local para verificar se a ligação foi feita e se as pessoas que foram notificadas adotaram as providencias para sanar o problema, sob pena de fazer o tamponamento e aplicação de multa daqueles que não resolveram a irregularidade. Sabemos que essas ações poderão ajudar no retorno da balneabilidade das nosssas praias. Mas é extremamente importante, que a população cumpra seu papel no exercício de cidadania, não jogando água servida para rua, nem jogar residuos na rede de esgotos porque tudo isso, num determinado momento vai chegar na praia e vai alterar a balneabilidade delas e ficar imprópria para o banho.