Especialistas alertam quanto ao risco de insolações no verão - O Poti News

Especialistas alertam quanto ao risco de insolações no verão

Raios solares podem causar uma série de problemas para a saúde. Foto: Cedida.

O verão é a estação mais quente do ano e o calor, somado aos perigosos raios solares, podem acarretar em algumas intercorrências de saúde. Segundo especialistas, a exposição prolongada ao sol pode trazer danos à pele que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer e também a desidratação crônica, que afeta órgãos vitais do corpo.

A insolação é uma preocupação constante, além de causar desconforto, dor e atrapalhar quem quer curtir a estação, pode causar uma série de sintomas adversos, como explica a médica dermatologista Emanuela Menezes.

Em casos mais graves, o paciente pode apresentar náuseas, vômito e até confusão mental. Outro indicativo, característico de exposição excessiva, é a pele vermelha e quente, que é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos”, explica.

A especialista compartilha algumas dicas para cuidar da saúde e evitar as insolações durante o verão, confira:

Atenção aos horários

É importante evitar se expor ao sol nos momentos de pico de calor e sol forte, em especial, por volta do meio dia “principalmente no horário entre 10h e 16h, que é quando os termômetros costumam marcar as temperaturas mais altas do dia”.

Protetor solar e hidratação 

Usar filtros solares apropriados é essencial, assim como se manter hidratado e consumir bebidas alcoólicas com moderação. “É muito importante consumir líquidos como água, sucos e chás. O consumo excessivo de álcool interfere diretamente no processo de hidratação, então é importante consumir com moderação. Já o protetor solar precisa ser reaplicado a cada duas horas e o fator de proteção solar precisa ser 30 ou superior”, explica.

Roupas apropriadas e “esconderijos”

É indicado utilizar as roupas como barreira contra os raios solares, apostando em bonés e camisetas que repelem raios ultravioletas, além disso, se esconder do sol nas sombras de guarda-sóis e árvores também são opções.