Estudo liderado por cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar - O Poti News

Estudo liderado por cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar

Patryk Sofia Lykawka é professor da Universidade Kindai, no Japão – Patryk Sofia Lykawka/Arquivo Pessoal.

Um estudo liderado pelo pesquisador brasileiro Patryk Sofia Lykawka e pelo japonês Takashi Ito levanta a hipótese da existência de um novo planeta no Sistema Solar.Segundo os cientistas, o planeta estaria localizado em uma região distante chamada de Cinturão de Kuiper e com massa entre 1,5 e 3 vezes a do planeta Terra.

“Prevemos a existência de um planeta semelhante à Terra e de vários TNOs [objetos transnetunianos] em órbitas peculiares no sistema solar exterior, que podem servir como assinaturas testáveis ​​​​observacionalmente das supostas perturbações do planeta”, diz o artigo.

Além disso, caso comprovada a existência do planeta, a descoberta poderá mudar os estudos da astronomia no mundo. “Primeiro, o Sistema Solar oficialmente teria nove planetas novamente. Além disso, assim como ocorreu em 2006 com a reclassificação de Plutão, precisaríamos aprimorar a definição de ‘planeta’, já que um planeta massivo localizado muito além de Netuno provavelmente pertenceria a uma nova classe. Por fim, nossas teorias do sistema solar e da formação de planetas também precisariam ser revistas”, explica.