Evento aberto e gratuito te convida a conhecer 'Natal na ponta do pé' - O Poti News

Evento aberto e gratuito te convida a conhecer ‘Natal na ponta do pé’

Evento é aberto para todos os públicos e faixas etárias. Foto: Cedida.

Uma caminhada cheia de informação e conhecimento por diversos pontos históricos da capital potiguar, é para isso que te convida o Natal na Ponta do Pé, projeto que está de volta para a sua segunda edição nos dias 11 e 18 de novembro e 2 de dezembro. A atividade é acompanhada pelo professor e mestre em história, Henrique Lucena, que explica a ideia geral do evento.

“As peculiaridades, personagens, arquitetura, e toda a ideia da subjetividade das temperaturas, sabores e odores da cidade serão abarcadas no deslocamento guiado por três professores de história, sociologia e geografia. A ideia geral é apresentar ao natalense e a todos aqueles interessados, um pouco da cidade em uma perspectiva transversal utilizando vários conteúdos diferentes” conta. 

E para que essa grande aula dividida em três dias seja completa, os participantes visitarão uma série de locais importantes para a história de Natal, confira: 

  • Dia 11 de novembro: Bairro do Alecrim, Cemitério do Alecrim, Praça Pedro II, Igreja de São Pedro e Colégio Nossa Senhora das Neves. 
  • Dia 18 de novembro: Bairro de Cidade Alta, Praça da Cruz da Bica e Praça das Mães. 
  • Dia 02 de dezembro: Forte dos Reis Magos.

Interessados podem se inscrever gratuitamente através do site AQUI. Mais informações estão disponíveis no perfil do projeto, confira: 

Com um trabalho já reconhecido no Rio Grande do Norte, o professor iniciou projetos de caminhadas pelos pontos históricos de Natal em 2007, na época em que o vestibular das universidade exigia conhecimentos específicos sobre a conjuntura local. Mais recentemente, o evento passou por atualizações e ampliou o público alvo, não tendo apenas estudantes como participantes. 

A ideia chamou a atenção da vereadora Brisa Bracchi, que possui projetos ligados ao patrimônio, a memória e a reutilização desses espaços, e destinou parte da verba do seu mandato para o Natal na ponta do pé, por meio da Prefeitura da cidade. Com isso, o evento pôde passar por ainda mais melhorias e adaptações positivas. 

Momento no Forte dos Reis Magos é um dos mais aguardados pelos participantes. Foto: Cedida.

Para o professor, o projeto tem grande importância não só para os participantes, mas para a cidade de Natal.

“O Natal na ponta do pé apresenta a possibilidade de criação de uma identidade ou da consolidação da mesma, em vários segmentos sociais, tanto do ponto de vista etário e econômico, como intelectual. A atividade acaba estabelecendo uma relação de lazer, economia criativa e atividade esportiva, associado diretamente a uma formação intelectual, que acaba por construir uma identidade de cidadania e valorização do espaço, do habitat do natalense, dos visitantes e de todos os interessados em conhecer um pouco da história urbana”, explica.