Exposição "Corpos Cerceados" explora arte e gênero na Margem Galeria - O POTI

Exposição “Corpos Cerceados” explora arte e gênero na Margem Galeria

Partindo de experiências pessoais, leituras e observações, a artista potiguar Geovana Grunauer aborda feridas e dores pelas quais muitas mulheres vivenciam. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, a Margem Galeria recebe a primeira exposição individual da artista potiguar Geovana Grunauer. A vernissage de “Corpos Cerceados” será marcada pela ambientação sonora de Sanskâra Drone Ensemble, liderado por Alex Duarte, com a participação especial de Filipe Ribeiro. A entrada é gratuita.

Composta por 10 obras que abrangem pintura, fotoperformance e sketchbook, a exposição, sob a curadoria de Paula Lima e João Oliveira, promete convidar os espectadores a uma imersão numa narrativa autêntica e não idealizada da condição feminina.

Aos 27 anos, Geovana Grunauer tem se destacado no cenário artístico pela sua habilidade em promover diálogos entre arte e gênero, desafiando normas sociais e provocando reflexões sobre poder, identidade e autonomia.

Questões de alteridade nas relações humano x humano e humano x animal também são exploradas em suas obras, como em “Corte na linha tracejada”, “Sem Título (Tetas)”, “Sob-domesticação afetiva” e “Não esquecer de Tatiane Spitzner”, entre outras.

Para Geovana, “Corpos Cerceados” convida a um exercício de empatia, estimulando os espectadores a se colocarem no lugar do outro. “A exposição trata do que nos afeta. Corpos despidos de subjetividade. Corpos vistos como carne. É um protesto contra a inibição, objetificação, inferiorização e violência”, comenta a artista.

O trabalho de Geovana é profundamente pessoal, inspirado por suas próprias experiências, leituras e observações. No entanto, vai além das dores e fragilidades, buscando inspirar mudanças e caminhos alternativos, como exemplificado pelo uso de sangue menstrual em algumas pinturas, como “Autorretrato em tempos de negligência e fragilidade física e mental”.

A exposição “Corpos Cerceados” foi contemplada na Seleção Pública de Emergência Cultural – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais e tem produção da Margem Hub, acessibilidade garantida pela Oficina da Audiodescrição e apoio da Prefeitura do Natal, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

  • Vernissage “Corpos Cerceados”
  • Dia 22 de março,  às 19h
  • Local: Galeria da Margem Hub (Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova)
  • Entrada gratuita
  • Visitação até 26 de abril.