Faculdade de Energias Renováveis do SENAI prorroga inscrições e aceita notas do Enem 2024 - O POTI

Faculdade de Energias Renováveis do SENAI prorroga inscrições e aceita notas do Enem 2024

A mensalidade regular é de R$ 1.549,66, mas pode ter desconto de 40%. Foto: Divulgação FAETI.

O prazo de inscrição para o curso de Engenharia Mecânica da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais, do SENAI-RN, foi prorrogado até o dia 14 de fevereiro de 2025. A decisão, anunciada pela instituição, busca ampliar a participação de interessados, considerando a divulgação recente das notas do Enem 2024. O curso, pioneiro no Brasil, é 100% presencial e terá início no dia 17 de fevereiro.

Além de permitir o uso das notas do Enem de 2021 a 2024, o SENAI-RN também anunciou um desconto de 40% na mensalidade durante o primeiro ano do curso. “Queremos oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer a estrutura de ponta que temos, dentro do modelo de ensino ‘aprender fazendo’ do SENAI”, destacou Rodrigo Mello, diretor da FAETI, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do SENAI-RN.

Processo seletivo

A FAETI oferece três caminhos para ingresso no curso de Engenharia Mecânica:

  • Vestibular: Provas de múltipla escolha com 20 questões de língua portuguesa e matemática, baseadas no conteúdo do Ensino Médio, realizadas até 14 de fevereiro.
  • Nota do Enem: Utilização das pontuações obtidas nos anos de 2021, 2022, 2023 ou 2024.
  • Diploma ou curso superior em andamento: Ordem de inscrição para candidatos com diploma de ensino superior ou comprovante de curso em andamento reconhecido pelo MEC.

O edital completo, com informações detalhadas sobre o processo seletivo, política de descontos e valores, está disponível no site da faculdade (faeti.rn.senai.br). A mensalidade regular é de R$ 1.549,66.

Sobre o curso e a instituição

A FAETI, inaugurada em 2024, é a primeira faculdade do Brasil com foco em energias renováveis. Localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a instituição se destaca pela infraestrutura inovadora, com laboratórios altamente equipados e um corpo docente composto por mestres e doutores. A faculdade faz parte de um dos principais polos de geração de energia renovável no Brasil, com o estado sendo líder na geração de energia eólica.

O curso de Engenharia Mecânica, com duração de cinco anos e carga horária de 4.380 horas, tem como missão preparar profissionais para atuar em diversas indústrias, incluindo o setor de energias renováveis, cerâmica, alimentos e móveis. O início da formação coincide com as expectativas de expansão da indústria offshore no Brasil, prevista para até 2030, criando um campo promissor para os futuros profissionais.

Ainda no primeiro trimestre de 2025, a FAETI planeja lançar o primeiro curso de pós-graduação em energia eólica offshore e um MBI (Master of Business Innovation) focado no tema. Esses programas atendem à crescente demanda do mercado por profissionais capacitados para atuar em projetos de instalação e operação de parques de energia no mar.

Petrobras vai construir sua primeira planta de hidrogênio renovável no RN