Fátima Bezerra assume Presidência do Consórcio Nordeste com foco em obras e mudanças climáticas - O Poti News

Fátima Bezerra assume Presidência do Consórcio Nordeste com foco em obras e mudanças climáticas

fátima bezerra consórcio nordeste
Prioridades são conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) e enfrentamento à mudança climática. Foto: Sandro Menezes.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tomou posse como presidente do Consórcio Nordeste, sucedendo João Azevedo, da Paraíba. O evento, realizado no Centro de Convenções de Natal, na manhã de hoje (31) contou com a presença de todos os governadores da região e representantes do governo federal.

Durante a cerimônia, Fátima Bezerra destacou duas prioridades para sua gestão à frente do Consórcio. A primeira é a instalação do comitê de monitoramento e enfrentamento às mudanças climáticas, visando a recuperação do bioma caatinga e a redução dos efeitos das mudanças climáticas, com foco em ações ambientais e fortalecimento da agricultura familiar.

A segunda prioridade é a criação de um observatório para acompanhar as obras do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a Casa Civil do Governo Federal. O objetivo é concluir, até 2026, todas as obras estruturantes e complementares da transposição de águas do rio São Francisco.

“O primeiro visa adoção de medidas para recuperar o bioma caatinga e reduzir os efeitos da mudança climática com ações de atenção ao meio ambiente e fortalecendo a agricultura familiar. No segundo, o objetivo é concluir, até 2026, todas as obras estruturantes e complementares da transposição de águas do rio São Francisco”, afirmou a governadora.

Diversas autoridades, incluindo o ministro Welington Dias, representando o presidente Lula, e os governadores da Paraíba, Bahia, Piauí e Maranhão, prestaram homenagens e expressaram apoio à gestão de Fátima Bezerra no Consórcio Nordeste. O evento também contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberg Barbosa, que saudaram a governadora por vídeo.