
Na cerimônia de posse do professor José Arnóbio Filho para um novo mandato à frente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a governadora Fátima Bezerra elogiou a qualidade do ensino nas instituições do IFRN e revelou que se inspirou na abordagem da instituição para expandir e interiorizar o ensino tecnológico na rede estadual.
A governadora mencionou a construção de 12 novas unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), das quais cinco já estão operando, com 908 alunos matriculados. Outras cinco estão em fase de finalização e três delas serão integradas à rede federal, nos municípios de São Miguel, Umarizal e Touros. O reitor José Arnóbio informou que o processo de federalização dessas unidades está em andamento no Ministério da Educação, com previsão de funcionamento em 2026.
“Essa é uma das políticas mais virtuosas, mais exitosas dos últimos tempos. Eu participei intensamente da luta pela expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil e, especialmente no Rio Grande do Norte, como deputada federal e como senadora. Saímos da unidade central, aqui em Natal, para 21 e agora iremos ampliar essa rede para 24 unidades. Essa é uma conquista de caráter civilizatório. Sabemos o que a Educação significa na vida da gente, de nossa cidade, de nosso País”, destacou Fátima Bezerra.
A construção dos novos institutos faz parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e se soma a outras iniciativas voltadas para a melhoria do ensino médio no estado, como a ampliação das matrículas em escolas de tempo integral.
“Nos inspiramos naquilo que o Brasil tem melhor, que é o modelo dos institutos federais. É uma felicidade sem tamanho para mim. Tem hora que penso estar sonhando”, afirmou a governadora.
Fátima Bezerra enfatizou que a expansão dos institutos federais e dos IERNs representa um marco na qualidade da educação pública e trará impactos significativos na transformação social e econômica das regiões onde estão localizados.
O ministro da Educação, Camilo Santana, que lançou um programa em Natal para reduzir a desigualdade no acesso à educação profissional e tecnológica, elogiou os institutos federais.
“São instituições que não deixam a desejar a nenhuma escola ou a nenhuma instituição de ensino no mundo. São escolas de excelência, são institutos que além de formar técnicos, formam professores, fazem pesquisas, fazem extensão, portanto cumprem papel muito importante para a nação”, ressaltou.
Em um momento simbólico, o ministro também destacou a importância da posse de Arnóbio, que ocorre após uma intervenção federal em 2020 que tentou impedir sua nomeação.
“A posse do professor para o segundo mandato à frente da Reitoria do IFRN tem um simbolismo especial porque reafirma a força da democracia e o respeito às instituições. O MEC é um parceiro e vamos trabalhar para superar os desafios”, completou Santana.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, observou que esta é a primeira posse de um reitor do IFRN, em quase 17 anos, com a presença de um ministro da Educação.
1ª edição do ‘A Leitura Vai à Praça’ promete fim de semana repleto de literatura; confira











