
O projeto do Porto-Indústria Verde, a ser implantado em Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, foi o destaque da missão oficial do governo potiguar à Dinamarca. A agenda foi encerrada nesta sexta-feira (6) com uma reunião entre a governadora Fátima Bezerra e o embaixador do Brasil no país nórdico, Leonardo Nogueira Fernandes, em Copenhague.
A comitiva do RN passou quatro dias no país escandinavo participando de visitas técnicas e encontros estratégicos com o objetivo de atrair investimentos internacionais para a infraestrutura portuária voltada à transição energética e ao fortalecimento da economia verde no estado.
“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte conseguiu atrair a atenção de várias empresas, vários players do mercado na área de infraestrutura portuária”, afirmou Fátima Bezerra ao avaliar positivamente a missão.
Durante a audiência com o embaixador, a governadora o convidou para visitar o Rio Grande do Norte e conhecer in loco os projetos de energia renovável e infraestrutura sustentável em curso no estado.
Ela destacou que a missão na Dinamarca reforça o papel estratégico do RN na liderança nacional da transição energética, com uma matriz composta por 98% de fontes limpas. Ao todo, o estado conta com 309 usinas eólicas em operação, somando 10,1 GW de potência instalada.
Editais de energia e infraestrutura serão lançados em 2025:
A governadora também anunciou que o Governo do Estado lançará ainda neste ano dois editais fundamentais para impulsionar o setor energético e portuário do RN:
- Um edital será voltado à elaboração dos estudos de viabilidade do Porto-Indústria Verde;
- O outro focará nos estudos técnicos do Programa de Eficiência Energética.
“O embaixador ficou de fazer a divulgação desses editais junto às empresas dinamarquesas, para que elas possam concorrer”, afirmou Fátima Bezerra.
As licitações devem garantir a participação de empresas estrangeiras, especialmente da Europa, interessadas em investir em infraestrutura sustentável no Brasil.
Visitas técnicas a portos e empresas dinamarquesas
Durante a missão oficial à Dinamarca, a comitiva realizou uma série de visitas técnicas a portos e empresas estratégicas ligadas ao setor offshore europeu. Entre os destaques da agenda estiveram o Porto de Esbjerg, reconhecido como um dos principais terminais multimodais da Europa voltados para a energia eólica offshore, e o Porto de Aalborg, localizado no norte do país, considerado um dos maiores hubs industriais do continente na cadeia produtiva de energia limpa.
A delegação também conheceu de perto a estrutura da empresa Blue Water Shipping, uma das operadoras do porto de Esbjerg, que manifestou interesse em participar do futuro edital de concessão do Porto-Indústria Verde. Outras visitas incluíram a Semco Maritime, referência internacional na fabricação de subestações offshore, e a fábrica da Vestas, instalada no polo industrial do Porto de Odense, uma das líderes globais na produção de turbinas eólicas.
Oficinas com empresas do setor offshore europeu
A missão também contou com um workshop com representantes de empresas e instituições ligadas ao setor offshore europeu, realizado nesta sexta-feira. O evento teve como objetivo ampliar a articulação com possíveis investidores internacionais e apresentar os diferenciais estratégicos do Rio Grande do Norte como polo de energia verde.
“Tudo que nós tínhamos planejado para essa missão junto com o governo dinamarquês foi alcançado, e agora nós devemos focar no lançamento dos editais”, declarou Hugo Fonseca, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN.
A missão faz parte de uma estratégia de continuidade iniciada em 2021, quando o governo estadual assinou acordos de cooperação internacional voltados à transição energética. Um dos principais frutos foi o Memorando de Entendimento com a European Energy, para desenvolvimento de hidrogênio e amônia verdes.
Outro avanço importante foi a expansão do Centro de Serviços da Vestas em Parnamirim, hoje o maior da América Latina, com 600 profissionais atuando no suporte à operação de turbinas eólicas.