Fátima se encontra com empresários espanhóis para discutir exportação, energias renováveis e porto-indústria - O POTI

Fátima se encontra com empresários espanhóis para discutir exportação, energias renováveis e porto-indústria

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Foto: Elisa Elsie.

A governadora Fátima Bezerra (PT) se reúne com empresários e organizadores da Fruit Attraction, feira internacional do setor hortifrutícola, nesta terça-feira (3). No ano passado, as principais frutas exportadas pelo RN (entre elas mamões, melancias, mangas, bananas e abacaxis) somaram um total de US$ 160,2 milhões à nossa balança comercial e há espaço para crescimento.

Apesar de não ser grande produtora, a Espanha é a maior exportadora de frutas do mundo. E, pela primeira vez em 15 anos, a Fruit Attraction abre espaço para que o Rio Grande do Norte apresente os potenciais da fruticultura potiguar. “O que a gente está buscando aqui fazer aqui é atrair empresas da Espanha para investir na produção de frutas no RN, gerando empregos no Rio Grande do Norte e abastecendo o mundo como eles já abastecem hoje“, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Saldanha, que acompanha a governadora.

Amanhã (4) a delegação potiguar visitará a sede da Iberdrola, onde haverá apresentação das usinas de produção de hidrogênio e amônia verde. A Iberdrola tem mais de 60 projetos de produção de hidrogênio verde em oito países, incluindo Brasil, Espanha e Estados Unidos. Ao contrário do carvão e do petróleo, o hidrogênio é uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar.

No dia seguinte, quinta-feira (5), os representantes do RN terão um encontro com empresários e investidores espanhóis quando será apresentado o potencial do RN no setor de geração de energias renováveis, que inclui o Porto-Indústria Verde e a produção de hidrogênio verde.