
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) marcou presença no primeiro dia da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos do setor na Europa. A feira acontece no Parque das Nações, na capital portuguesa, até 16 de março, reunindo mais de 1.500 expositores de 100 destinos internacionais em um espaço de 50 mil metros quadrados.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, cumpre agenda com representantes de entidades brasileiras e portuguesas para discutir iniciativas voltadas ao desenvolvimento do turismo e à ampliação de parcerias estratégicas. Um dos encontros foi com o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, que visitou o estande do Rio Grande do Norte.
Na reunião, o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa, apresentou um pedido para que a Embratur promova uma campanha internacional focada nas praias do Nordeste, destacando o sol e o mar como atrativos turísticos. Segundo Bruno Reis, o tema já está em discussão dentro da agência, que busca fortalecer a imagem do Brasil no exterior e aumentar a chegada de turistas estrangeiros.
“O sol e o mar são os principais atrativos do Nordeste para o turista estrangeiro. Fortalecer essa mensagem, aliada à nossa gastronomia, cultura e hospitalidade, é uma decisão estratégica importante para ampliarmos nossas ações de atração de turistas internacionais. O investimento da Embratur é essencial neste contexto, ampliando o impacto para diversos públicos, que podem ser trabalhados em ações específicas pelos estados”, afirmou Marcelo Queiroz.
Além da participação institucional, o Rio Grande do Norte conta com um estande na feira, onde são realizadas ativações e reuniões de negócios. A comitiva potiguar inclui o vice-governador Walter Alves, a secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, autoridades políticas e representantes do setor turístico do estado, que buscam novas oportunidades para fortalecer o turismo local.
A BTL 2025 segue ao longo de cinco dias, promovendo mais de 600 eventos paralelos, nos quais profissionais e visitantes podem trocar experiências, discutir estratégias e firmar novos acordos comerciais.