De acordo com dados levantados pelo Ministério do Turismo, estima-se que mais de 2,2 milhões de viajantes circulem pelos aeroportos do país durante o feriado da Semana Santa, que começou nesta quinta-feira (28).
Entre os destinos mais movimentados, o Aeroporto de Guarulhos (SP) se destaca com uma previsão de aproximadamente 535 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre os dias 28 de março e 1º de abril. Nos 17 aeroportos operados pela Aena, mais de 3,3 mil voos estão previstos para a Páscoa, oferecendo mais de 503 mil assentos.
No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim espera receber 242 mil passageiros, representando um aumento de 98% em relação ao ano anterior. Em Campinas (SP), 248 mil passageiros devem transitar no Aeroporto de Viracopos durante o período da Semana Santa.
O Aeroporto Internacional de Brasília (DF) estima a circulação de 175 mil passageiros, com a maioria dos voos com destino às regiões Sudeste e Nordeste do país, especialmente São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE).
Movimentação no Aeroporto de Mossoró deve crescer 410% nesta Páscoa
A concessionária CCR prevê receber aproximadamente 230 mil passageiros nos aeroportos que gerencia, marcando um crescimento de 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Além do turismo de lazer, a Semana Santa movimenta também o turismo religioso. Destinos como o município de Brejo da Madre de Deus (PE), conhecido pela encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, esperam receber mais de 70 mil pessoas durante as celebrações.
Em Planaltina (DF), o famoso espetáculo da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha atrai a atenção de 100 mil fiéis, enquanto em Minas Gerais, a Semana Santa oferece uma programação diversificada em aproximadamente 600 municípios, esperando receber mais de 400 mil turistas este ano.