Festival Urbanocine realiza ações culturais gratuitas na zona leste de Natal - O POTI

Festival Urbanocine realiza ações culturais gratuitas na zona leste de Natal

Participantes receberão certificados. Foto: Mylena Souza.

Neste sábado (31), o Festival Urbanocine promove uma série de atividades culturais na Zona Leste de Natal, mais precisamente na divisa dos bairros Rocas e Santos Reis. A iniciativa é gratuita e oferece oficinas de pintura e fotografia, além de uma Mostra Cultural e exibições de filmes potiguares. O evento faz parte de uma série de ações formativas voltadas para a valorização da cultura local e a reflexão sobre o espaço urbano.

O Urbanocine, que já passou pelas cidades de Macaíba e Caicó, utiliza o cinema como uma ferramenta de transformação social. Com o tema “O Que se vê na Cidade”, a edição de 2024 busca debater a percepção do urbano e da cidade, incentivando a ocupação de espaços públicos por meio da arte. “Essa itinerância tem como objetivo chamar a atenção dos potiguares para o que está ao seu redor, seja na cidade urbana, na zona rural ou na zona da mata”, explica Gusttavo Guedes, idealizador do projeto.

As oficinas programadas contarão com a participação de Thamise Cerqueira, fotógrafa e filmmaker, e Daniel Torres, artista visual. A programação será realizada na Rua Edvar Réis, na divisa dos bairros Rocas e Santos Reis, e todos os participantes receberão certificados. O evento promete ser um ponto de encontro para os amantes da arte e do cinema, além de proporcionar momentos de aprendizado e troca de experiências. Confira a programação:

  • 9h30min às 12h | 13h30 às 16h30min – Oficinas
    16h40min – Entrega de Certificados
    17h – Mostra Cultural do Bairro [Grupo de dança]
    18h – Mostra de Cinema
    19h30min – Encerramento

Além das ações deste sábado, o Festival Urbanocine está com inscrições abertas até 22 de setembro para curtas-metragens que comporão a programação do festival em novembro. As produções inscritas serão avaliadas por uma curadoria experiente, e as obras selecionadas serão divulgadas no site e nas mídias sociais do festival. O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e diversas instituições culturais, sendo uma importante iniciativa para a promoção da cultura no estado.