
O FGTS Digital, sistema que revolucionou a arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), celebra seu primeiro aniversário. Com o objetivo de aumentar a transparência, eficiência e diminuir a burocracia para empregadores, a plataforma foi desenvolvida em colaboração entre o Serpro, a Caixa Econômica Federal e os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Gestão e da Fazenda. Desde sua implementação, o sistema se consolidou como uma das principais inovações na gestão do fundo, proporcionando mais segurança jurídica e integração entre os órgãos envolvidos.
Entre as principais inovações do FGTS Digital está a sua integração com o eSocial, que centraliza as informações da folha de pagamento em um único ambiente digital. Essa mudança eliminou etapas manuais, reduziu a emissão excessiva de guias e minimizou erros, resultando em uma otimização de tempo e custos operacionais. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS movimenta mais de R$ 15 bilhões mensalmente e possui ativos totais de R$ 770 bilhões, assegurando os direitos de aproximadamente 50 milhões de trabalhadores no Brasil.
Heber Maia, diretor de Tecnologia da Informação do MTE, afirma: “O lançamento do FGTS Digital em março de 2024 foi um marco importante na modernização das relações trabalhistas no Brasil. A plataforma simplifica processos como o recolhimento do Fundo de Garantia e a gestão de rescisões; promove transparência; e aumenta a eficiência do MTE ao reduzir erros e custos operacionais.”
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, destaca o impacto direto do novo sistema na administração do fundo, ressaltando a transformação digital que fortalece a transparência e a segurança jurídica.
“Essas melhorias ampliam o acesso às informações, asseguram direitos trabalhistas e aprimoram a fiscalização de uma das mais importantes políticas públicas do país”, acrescenta.
A visão de quem utiliza o sistema também é positiva. Jeni Carla, membro de um grupo técnico de empresas privadas que participou dos testes do eSocial e do FGTS, considera que a implementação do FGTS Digital foi um marco no mercado de trabalho. “A avaliação que temos depois de um ano é muito positiva. Das funcionalidades entregues, tivemos pouquíssimos problemas e os que surgiram foram logo solucionados”, comenta. Ela estima que a nova solução reduziu em 50% a 60% o tempo de processamento das etapas, desde a apuração dos débitos até o pagamento da guia, eliminando retrabalhos e garantindo maior controle sobre os débitos.
O primeiro ano do FGTS Digital também foi marcado por melhorias e adaptações em resposta a demandas emergenciais. Destacam-se ações como o suporte aos municípios do Rio Grande do Sul afetados por enchentes, que incluiu a suspensão temporária do recolhimento do FGTS, e o lançamento de um módulo específico para parcelamento de débitos em situações de calamidade pública, facilitando a regularização financeira das empresas.
“Com a chegada do FGTS Digital, o impacto na proteção dos trabalhadores brasileiros se tornou ainda mais significativo”, afirma Amorim. “É um dos maiores sistemas já implantados pelo Serpro, tanto em termos de arquitetura tecnológica quanto de volume de tráfego.”
A parceria técnica entre o MTE e o Serpro foi crucial para o sucesso do projeto. Heber Maia ressalta que a robustez da infraestrutura tecnológica do Serpro oferece maior segurança na gestão dos dados dos cidadãos, garantindo o cumprimento das obrigações legais e a preservação do sigilo das informações.
*Com informações de Agência Gov
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