A Fifa anunciou que a Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho. O torneio, que terá 32 seleções participantes, será o primeiro do tipo sediado na América do Sul. O presidente da entidade, Gianni Infantino, fez o anúncio durante um encontro técnico realizado em Zurique, na Suíça.
“A Copa do Mundo Feminina de 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027, e por todos os jogos que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027”, afirmou Infantino. Ele acrescentou que o evento terá grande influência no continente: “Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, levando o futebol feminino para o próximo nível em termos de participação e popularidade”.
Ver esta publicação no Instagram
Distribuição das vagas
Das 32 vagas disponíveis, 29 serão preenchidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais. O Brasil, como país-sede, já tem uma das três vagas reservadas para a Conmebol. A divisão completa das vagas será:
- Uefa (Europa): 11 vagas;
- AFC (Ásia): 6 vagas;
- CAF (África): 4 vagas;
- Concacaf (Américas do Norte e Central): 4 vagas;
- Conmebol (América do Sul): 3 vagas (incluindo o Brasil);
- OFC (Oceania): 1 vaga.
As três vagas restantes serão decididas em um torneio de repescagem, que ocorrerá em duas etapas. A primeira fase reunirá seis equipes definidas pelo ranking feminino da Fifa. As duas melhores avançarão à fase final em fevereiro de 2027, onde enfrentarão outras quatro seleções – duas da Concacaf, uma da Conmebol e uma da Uefa. Após sorteio, serão realizados três confrontos eliminatórios que determinarão os últimos classificados.
Cidades-sede ainda indefinidas
Embora o Brasil tenha sido confirmado como país-sede, as cidades que receberão os jogos ainda não foram anunciadas. A expectativa é que sejam escolhidas capitais e cidades com grande estrutura esportiva para acomodar as delegações e o público.
Copa do Mundo Feminina 2027: Natal recebe inspetores da FIFA nesta quarta (9)