
O Rio Grande do Norte registrou crescimento de 313,2% no fluxo de passageiros entre o estado e a Argentina no primeiro quadrimestre de 2026. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e refletem a ampliação da malha aérea internacional e das ações de promoção turística voltadas ao mercado argentino.
Entre janeiro e abril deste ano, 47.869 passageiros utilizaram as conexões aéreas entre os dois destinos. No mesmo período de 2025, o número havia sido de 11.585 viajantes.
Os dados da Anac também apontam aumento de 339,3% na oferta de assentos, passando de 12.558 para 55.172 lugares disponíveis. Já o número de voos subiu 313,7%, saltando de 73 para 302 operações no período analisado.
Segundo o Governo do Estado, o desempenho está ligado a uma estratégia voltada à ampliação da conectividade aérea internacional, ao fortalecimento da promoção turística no exterior e aos incentivos concedidos ao setor aéreo.
A governadora Fátima Bezerra destacou a política de incentivo ao combustível da aviação como um dos fatores que contribuíram para a ampliação das rotas internacionais.
“Esse resultado é fruto de muito trabalho, diálogo e investimentos estratégicos do Governo do Estado. A partir do Decreto do ICMS do QAV, o combustível da aviação, conseguimos negociar com as companhias aéreas e ampliar significativamente a conectividade do Rio Grande do Norte com o mercado internacional”, afirmou.
A chefe do Executivo estadual também citou o fortalecimento da segurança pública como um dos elementos que ajudam a consolidar o estado como destino turístico.
“Hoje, contamos com voo direto diário para Buenos Aires, novas rotas para Portugal e um voo sazonal para o Uruguai. Esse avanço também acontece em um cenário de fortalecimento da segurança pública, com redução dos índices de violência e mais tranquilidade para quem vive e visita o nosso estado”, declarou.
O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, afirmou que o crescimento reflete a estratégia de divulgação do destino potiguar em eventos internacionais e ações promocionais no mercado argentino.
“Nós fortalecemos nossa presença nos principais eventos do setor, mostrando que somos um destino pronto para receber e temos experiências incríveis. Agora mesmo estamos participando da etapa Argentina do ‘roadshow B2 Live Te Lleva a Brasil’, com a presença de influenciadores e uma ativação sobre São Miguel do Gostoso e sua maravilhosa Mostra de Cinema a Céu Aberto”, explicou.
De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é ampliar ainda mais a presença do Rio Grande do Norte no mercado internacional, fortalecendo setores ligados ao turismo, hotelaria, gastronomia e serviços.











