
Seis unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) estão desenvolvendo projetos voltados para a profissionalização e letramento digital dos adolescentes atendidos. As atividades utilizam computadores doados pela Secretaria de Educação do Estado (Seec/RN) e envolvem analistas, técnicos e agentes socioeducativos.
A iniciativa foi organizada pela Gerência de Articulação Interinstitucional (GAI), que distribui temporariamente 30 notebooks entre as dez unidades do estado, conforme a necessidade de cada local. Atualmente, os cursos estão em andamento em Mossoró, nas unidades Casep Oeste e Case Mossoró, e na Região Metropolitana de Natal, abrangendo Case Pitimbu, Casemi Nazaré, Casef Padre João Maria e Casemi Santa Catarina.
Os servidores iniciaram os trabalhos com uma sondagem para identificar o interesse dos socioeducandos, seguida pela busca de cursos alinhados às suas expectativas e necessidades. Até o momento, 25 adolescentes já foram certificados, enquanto 52 seguem matriculados em diferentes formações.
Entre os cursos oferecidos estão:
- Como Estudar à Distância;
- Introdução à Informática;
- Informática para o Trabalho;
- Oratória e Filosofia;
- Barbeiro Profissional;
- Eletricista;
- Mecânico;
- Encanador;
- Atendente;
- Noções de Prevenção e Combate a Incêndios;
- Alimentos e Hotelaria;
- Segurança no Processo de Recarga de Veículos Elétricos;
- Cuidados Básicos para a Higienização de Veículos Elétricos.
Um dos adolescentes que participa do projeto destacou a importância da iniciativa. “Aprendi muita coisa que não sabia. Aprendi a mexer em computador e a cortar cabelo. Com esses cursos, eu vou conseguir um emprego e, se Deus quiser, sustentar minha família”, afirmou.
Outro jovem relatou como os cursos influenciaram sua perspectiva sobre o mercado de trabalho. “Pela forma como foi apresentado o mercado de trabalho, surgiu um interesse maior pelo trabalho. Eu aprendi o que cada profissão faz e os seus efeitos na sociedade, como cada um pode ajudar as outras pessoas profissionalmente”, disse. Ele também ressaltou o entusiasmo ao receber orientações para a produção de currículo, pois pretende buscar uma oportunidade de emprego assim que possível.