Gargalheiras beira a sangria e prefeitura de Acari anuncia Festa no próximo domingo (7) - O Poti News

Gargalheiras beira a sangria e prefeitura de Acari anuncia Festa no próximo domingo (7)

Às 5 horas da manhã desta terça-feira, os medidores indicaram um aumento de 25 centímetros no nível do Gargalheiras em um intervalo de 9 horas.

Nesta manhã de quarta-feira (3), o açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, alcançou 97,33% de sua capacidade total, segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Apenas 12 centímetros separam o reservatório de transbordar.

Localizado em Acari, na região do Seridó potiguar, o açude agora abriga 43.239.426 m³, representando 97,33% de sua capacidade máxima, estimada em 44.421.480,38 m³.

O último transbordamento do Gargalheiras ocorreu em 2011, e a expectativa pela sangria tem movimentado a população local. Nos últimos dias, tem havido um aumento significativo no número de visitantes ao reservatório. Na madrugada desta terça-feira, dezenas de pessoas aguardavam ansiosamente pelo transbordamento. Em resposta ao iminente evento, a Prefeitura de Acari anunciou a “Festa do Gargalheiras” para o próximo domingo (7), com a participação de Bruno Martins, Giannini Alencar e Giulian Monte.

Na segunda-feira (1º), o nível do açude havia atingido 80,37%, faltando apenas 1,14m para a sangria. Às 5 horas da manhã desta terça-feira, os medidores indicaram um aumento de 25 centímetros no nível do Gargalheiras em um intervalo de 9 horas, à medida que recebia água dos rios.