Governadora do RN apresenta projeto do Porto Indústria Verde a Geraldo Alckmin - O POTI

Governadora do RN apresenta projeto do Porto Indústria Verde a Geraldo Alckmin

Alckmin diz que o Porto Indústria verde vai ao encontro do plano nacional de indústria sustentável, o Nova Indústria Brasil. Foto: Gabriel Lemes.

Em uma reunião realizada em Brasília nesta segunda-feira (6), a governadora Fátima Bezerra apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os detalhes do projeto do Porto Indústria Verde, que será instalado no Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como objetivo estabelecer uma parceria público-privada (PPP) para impulsionar a produção de energia limpa e renovável.

A governadora ressaltou a importância estratégica do projeto, mostrando sua sintonia com o plano nacional de industrialização. O Porto-Indústria Verde, orçado em R$ 5,6 bilhões, terá sua localização proposta no município de Caiçara do Norte, no litoral Norte do estado.

Durante o encontro, Alckmin enfatizou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do país, especialmente dentro do contexto do Nova Indústria Brasil (NIB), um plano de investimentos sustentáveis para os próximos dez anos.

“É uma indústria inovadora, uma indústria verde, exportadora e competitiva, e é com grande entusiasmo que recebemos esse projeto, o Rio Grande do Norte é o campeão do vento constante, e nós precisamos agora potencializar toda a cadeia da indústria”, diz o ministro. E acrescenta: “O Porto-Indústria Verde é tudo o que o Brasil precisa. E o mundo vai precisar do Brasil para a descarbonização, para a transição energética”, evidenciando a necessidade de atrair os investimentos para geração de emprego, renda e desenvolvimento.

O projeto conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que participará na elaboração dos estudos complementares. O objetivo é atrair investimentos por meio de PPP para construção, operação e manutenção do Porto Indústria Verde, além de estabelecer parcerias com outros portos, tanto nacionais quanto internacionais.

O projeto já despertou interesse de investidores estrangeiros e nacionais, com acordos de cooperação firmados com empresas de renome no setor energético mundial, como a Terminal Investment Limited (TiL) e a China Communications Construction Company (CCCC), entre outras.