Governadora do RN participa de reunião no Ministério da Saúde para discutir estratégias de combate à dengue - O Poti News

Governadora do RN participa de reunião no Ministério da Saúde para discutir estratégias de combate à dengue

A Sesap irá instalar a Sala de Situação para monitoramento das arboviroses no RN. Foto: Sandro Menezes.

Com o aumento nos casos de dengue em 2024, o Ministério da Saúde tem trabalhado em conjunto com os estados brasileiros para implementar medidas preventivas e de controle da doença. Recentemente, uma reunião foi convocada pelo Ministério, reunindo autoridades estaduais, incluindo a governadora Fátima Bezerra, para debater estratégias de enfrentamento.

A governadora Fátima Bezerra, também presidente do Consórcio Nordeste, salientou a importância da união de esforços entre o governo, a sociedade e as prefeituras para lidar com o desafio da dengue.

“Estamos fazendo aqui no Rio Grande do Norte, desde o ano passado, um trabalho dessa maneira intersetorial, junto aos municípios e com as nossas áreas da educação, de assistência social, infraestrutura e serviços urbanos”, afirmou a governadora .

Durante a reunião, o Ministério da Saúde reforçou a necessidade de integração entre todos os entes envolvidos para enfrentar a emergência da dengue em algumas regiões do país. A ministra Nisia Trindade expressou sua gratidão pela participação das autoridades estaduais e destacou a importância do diálogo e da cooperação para o sucesso das iniciativas de combate à doença.

Prefeitura de Natal cria comitê de crise e reúne técnicos para debater ações contra a dengue

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota de orientação aos municípios, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, com informações essenciais para o combate ao mosquito Aedes aegypti e para o cuidado com os pacientes.

As equipes técnicas da Sesap têm realizado visitas periódicas aos municípios com indicadores de alerta, monitorando de perto a situação epidemiológica do estado. De acordo com o último boletim, o Rio Grande do Norte registrou 757 casos prováveis de dengue, representando um aumento em relação ao ano anterior.

Saiba como diferenciar os sintomas da dengue e da gripe