Governo anuncia ampliação de atendimentos no Hospital Regional de Macaíba para desafogar o Walfredo Gurgel - O POTI

Governo anuncia ampliação de atendimentos no Hospital Regional de Macaíba para desafogar o Walfredo Gurgel

Acompanhada por auxiliares, Governadora anunciou “barreira ortopédica” custeada pelo Ministério da Saúde. Foto: Ascom/Governo do RN.

A governadora Fátima Bezerra confirmou a implantação de serviços de ortopedia de baixa e média complexidade no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. A iniciativa, que começará na primeira quinzena de janeiro, visa reduzir a sobrecarga do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que poderá se concentrar em atendimentos de alta complexidade.

O investimento de R$ 900 mil mensais será financiado pelo Ministério da Saúde, conforme a governadora.

A escolha do Hospital Alfredo Mesquita como sede do projeto seguiu critérios técnicos. Segundo Fátima Bezerra, a unidade já faz parte da rede regional do SUS no estado e manterá seus serviços atuais, como maternidade de risco habitual, cirurgias eletivas e leitos de UTI adulto, sem interrupções.

Medidas para ampliar atendimentos na rede

A governadora ressaltou os esforços para aliviar a pressão sobre o Walfredo Gurgel, unidade com mais de 50 anos e que atende uma população crescente na Grande Natal. Entre as ações imediatas estão:

  • Abertura de 16 leitos no segundo andar do Walfredo, com mais 18 leitos previstos para sexta-feira (6) e outros cinco na semana seguinte, totalizando 39 leitos.
  • Criação de 6 novos leitos no Hospital Geral João Machado.
  • Ampliação de 12 leitos no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em até 15 dias.

Modelo de gestão e hospital metropolitano

O novo serviço em Macaíba será gerido por meio de um Consórcio Interfederativo em Saúde, inspirado no modelo aplicado na região do Seridó. É através do Consórcio que o serviço vai ser oferecido, inspirado no modelo já bem-sucedido […] numa demonstração muito clara de cooperação federativa”, afirmou a governadora.

Outro anúncio feito por Fátima Bezerra foi a publicação, ainda em dezembro, do edital de licitação para a construção do Hospital Metropolitano, em Emaús, Parnamirim. A obra, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem previsão de início para o primeiro semestre de 2025 e conclusão das instalações físicas em 2026.

MP solicita audiência para solucionar superlotação no Hospital Walfredo Gurgel