Governo anuncia primeiro hospital indígena do Brasil - O Poti News

Governo anuncia primeiro hospital indígena do Brasil

Hospital atenderá população Yanomami. Foto: Reprodução.

O governo federal anunciou a construção do primeiro hospital indígena do Brasil, que será instalado em Boa Vista, capital do estado de Roraima. O hospital deverá atender as demandas de saúde do povo yanomami. Dados citados pelas autoridades mostram aumento de diagnósticos de doenças no ano de 2023 para esses indígenas, da Região Norte do Brasil, e um maior mapeamento de saúde, o que não existia anteriormente.

A população no território é de 31 mil indígenas em cerca de 380 comunidades. O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, afirmou que a presença de garimpeiros na região é uma das principais responsáveis pela disseminação de doenças entre os indígenas.

A ideia é ter serviços de atenção especializada, de média e de alta complexidade, que atendam às demandas específicas dessas populações, sendo um centro de referência neste sentido. Além disso, ao menos 22 Unidades Básicas da Saúde Indígena serão construídas ou reformadas em Surucucu, uma das partes mais estratégicas da região.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também presente na coletiva de imprensa, enfatizou que pelo menos 13 ministérios trabalharão em conjunto para buscar soluções para a situação dos yanomami, o que inclui um investimentos no valor de R$ 1,2 bilhão, como foi anunciado em janeiro. Ela citou que a segurança local será realizada não só por militares das Forças Armadas, mas também com a presença da Polícia Federal e da Força Nacional.