Governo do RN abre processo seletivo para professores temporários na Educação Profissional - O POTI

Governo do RN abre processo seletivo para professores temporários na Educação Profissional

Edital visa compor cadastro de reserva para atuação em Institutos Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Foto: Sandro Menezes.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio das Secretarias de Educação (SEEC) e da Administração (SEAD), divulgou a abertura de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores para a Educação Profissional. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (14), e tem como objetivo formar um cadastro de reserva para atender às demandas dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) e outras instituições da rede estadual de ensino profissional.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal SIGEduc, entre os dias 19 e 26 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00, com possibilidade de isenção para doadores de sangue, doadoras de leite materno e eleitores convocados para trabalhar em eleições.

De acordo com o edital, não há um número determinado de vagas. As contratações ocorrerão conforme a necessidade ao longo da validade do processo seletivo, que é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. “Essa ação reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir uma educação profissional de qualidade para nossos estudantes, alinhada às demandas do mundo de trabalho”, explicou a secretária de Educação, Socorro Batista.

Os selecionados poderão ser convocados para atuar em diversas cidades do estado, ligadas às 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC). Para se inscrever, é necessário possuir habilitação em curso superior compatível com as disciplinas ofertadas. Algumas das áreas mais demandadas são Informática, Administração, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho.

A remuneração oferecida será de R$ 4.809,60 para uma jornada de 30 horas semanais, com contratos de até 24 meses, renováveis conforme a necessidade da SEEC. A seleção será realizada por meio de análise de títulos e experiência profissional, com maior peso para aqueles com atuação na rede estadual de ensino.

O processo seletivo também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, de acordo com a legislação vigente. Esses candidatos deverão apresentar laudo médico no momento da inscrição para comprovação da condição.

O resultado final do certame será divulgado em 5 de novembro, e os aprovados poderão ser convocados conforme a demanda das instituições educacionais ao longo do período de validade do processo.