
O Governo do Rio Grande do Norte entregou quase dois mil equipamentos de informática e autorizou novas ordens de serviço para reformas em escolas de Mossoró nesta quarta-feira (21). O evento, realizado na Escola Estadual Jerônimo Rosado, foi uma ação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, com o objetivo de modernizar e promover a inclusão digital nas escolas estaduais.
A entrega de 1.981 itens, incluindo 1.881 chromebooks, notebooks, smart TVs, webcams, impressoras e gabinetes de recarga, representa um investimento de R$ 4,6 milhões. Os recursos fazem parte do programa Geração Conectada, que está levando tecnologia para as escolas de todo o estado e beneficiará 69 escolas da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), que abrange municípios como Mossoró, Areia Branca, Tibau, Baraúna e Upanema.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância histórica do evento para a educação no estado. “Aqui nós estamos para celebrar conquistas para que possamos avançar cada vez mais no processo de inclusão digital e de modernização tecnológica das nossas escolas. Eu tinha um sonho de deixar nossa rede estadual 100% conectada dentro de um programa maior que se chama Geração Conectada. Esse sonho foi realizado, e ele se tornou muito mais vivo ainda, muito mais necessário”, afirmou Fátima Bezerra.
Maria do Socorro Batista, secretária de Estado da Educação, destacou que o governo está democratizando o acesso à tecnologia educacional em todas as regiões do estado. Até junho deste ano, mais escolas estaduais receberão laboratórios móveis completos.
Desde 2019, a política educacional do estado já destinou cerca de R$ 200 milhões à aquisição de recursos tecnológicos, com a distribuição de 32 mil chromebooks, 17 mil notebooks e milhares de outros itens. Além disso, a rede estadual de ensino já está 100% conectada à internet de banda larga.
Entre os estudantes beneficiados pela modernização, Adalto Henrique, da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, comentou sobre a importância da tecnologia.
“Eu acho muito importante, porque dá mais recursos para trabalhar com a educação, com inovação também. Isso é muito bom e com certeza vai ajudar a gente a se preparar melhor para depois do ensino médio”, disse o estudante.
Além da entrega dos equipamentos, o evento também incluiu a assinatura de ordens de serviço para reformas em três escolas estaduais. A Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa receberá reforma na quadra de esportes, enquanto a Escola Estadual de Tempo Integral Professor José Nogueira terá melhorias na estrutura e entrada. Já a Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara passará por modernização, incluindo reforma da rede elétrica e climatização.
A cerimônia também foi marcada por homenagens a estudantes e professores que se destacaram em competições educacionais, como a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), nos Estados Unidos, e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Concurso Nacional Unificado: Com entrada do INSS, CNU 2 terá mais de 3.600 vagas













