Governo federal decide manter aplicação de provas do CNU neste domingo (5) - O Poti News

Governo federal decide manter aplicação de provas do CNU neste domingo (5)

Ao todo, 2,144 milhões de candidatos disputarão 6.640 vagas em cargos públicos federais. Foto: Agência Brasil.

O governo federal confirmou que as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, serão realizadas em todo o país no próximo domingo (5), mesmo diante das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

As autoridades estão monitorando de perto a logística para o exame no estado, que se encontra em situação de calamidade devido às inundações. O governador gaúcho, Eduardo Leite, e parlamentares locais sugeriram o adiamento das provas, porém o governo federal optou por manter o cronograma.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão tomadas medidas para garantir a participação dos candidatos gaúchos, em coordenação com as autoridades competentes.

No Rio Grande do Sul, mais de 80 mil candidatos estão inscritos para fazer as provas em dez cidades, incluindo áreas afetadas pelas chuvas, como Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas estarão presentes para garantir a segurança e a acessibilidade dos candidatos, especialmente diante dos bloqueios em rodovias.

O CNU é o maior concurso já realizado no Brasil, com 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos disputarão 6.640 vagas em cargos públicos federais.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul contabiliza 29 mortes e 60 pessoas desaparecidas devido às chuvas, com milhares de desabrigados e desalojados em 154 municípios afetados.