O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta quinta-feira (23) a nova data para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”. As provas estão agora programadas para o dia 18 de agosto, com a participação esperada de mais de 2,1 milhões de candidatos que disputarão 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O cronograma completo do concurso será divulgado em breve.
O adiamento do concurso foi necessário devido ao desastre ocorrido no Rio Grande do Sul. Todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e encaminhados a um local seguro. Cada malote passou por uma verificação minuciosa realizada por membros da rede de segurança, que confirmaram a ausência de qualquer violação. A operação foi coordenada pelo MGI e contou com a colaboração da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.
O Ministério da Gestão agora inicia um processo de diálogo institucional para assegurar os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais previamente definidos. Particularmente no Rio Grande do Sul, haverá uma atenção especial para garantir o acesso dos candidatos inscritos no estado.
Os candidatos deverão acessar novamente os cartões de inscrição para verificar se houve alteração no local de prova. O cartão de confirmação de inscrição, contendo todos os detalhes sobre os locais de provas, será disponibilizado no dia 7 de agosto.