Governo vai criar fundo para financiar aviação e estuda reduzir o preço do querosene de aviões - O Poti News

Governo vai criar fundo para financiar aviação e estuda reduzir o preço do querosene de aviões

Dados apresentados esta semana pelo Ministério de Portos e Aeroportos mostram crescimento de 15% no número de passageiros aéreos no Brasil: foram 112,6 milhões em 2023, contra 98 milhões no ano anterior. Foto: Fernando Frazão/EBC.

O presidente Lula (PT) determinou a elaboração de um plano abrangente para fortalecer a aviação brasileira, conforme anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Em uma reunião realizada ontem (24), o ministro detalhou que o plano inclui medidas para a redução do preço do querosene utilizado em aeronaves e a criação de um fundo de financiamento da aviação brasileira.

O objetivo do plano é permitir que as empresas aéreas ampliem seus investimentos em manutenção e na aquisição de novas aeronaves. Segundo Costa Filho, o fundo de financiamento deverá variar entre R$ 4 bilhões e R$ 6 bilhões e está sendo desenvolvido em colaboração com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O projeto completo será apresentado ao país dentro dos próximos dez dias.

Além disso, está agendada uma reunião para discutir a redução do preço do querosene, um dos principais insumos do setor. Costa Filho destacou a importância de avançar nessa frente e anunciou o diálogo em curso com as companhias aéreas e a Petrobras, visando apresentar uma proposta concreta na próxima semana.