Nesta quinta-feira (5), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou o termo de colaboração para a operacionalização do Hospital Municipal Veterinário.Os atendimentos serão gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento ainda neste mês de setembro.
A unidade de saúde será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada pelo edital lançado pela gestão municipal. O contrato terá a vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional, respeitada a capacidade diária dos equipamentos a serem implantados.
O Hospital Municipal Veterinário de Natal será o primeiro Hospital Veterinário aberto pelo Poder Público na história da cidade. Serão ofertados serviços diversos, desde consultas (priorizando urgências e emergências), até cirurgias, passando ainda por exames e tratamento ambulatorial.
Colocando estes serviços em números, a meta é que o Hospital Veterinário efetue mais de três mil procedimentos por mês, incluindo ainda diagnósticos por imagem, cirurgias e consultas. Serão atendimentos, evidentemente, gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária.