Hospital Promater realiza cirurgia de quadris minimamente invasiva - O Poti News

Hospital Promater realiza cirurgia de quadris minimamente invasiva

O procedimento consistiu na substituição de ambos os quadris por próteses, sem a necessidade de bolsa de sangue. Foto: Divulgação.

A primeira Cirurgia Minimamente Invasiva Anterior (AMIS) bilateral de quadris foi conduzida com sucesso por uma equipe médica especializada do Hospital Promater. O procedimento, destinado a uma paciente com artrose avançada, consistiu na substituição de ambos os quadris por próteses, sem a necessidade de bolsa de sangue.

“Como resposta, a paciente teve uma recuperação rápida e segura devido à técnica utilizada no procedimento, que possui a vantagem de não cortar músculo e tendão. Em menos de 24 horas, ela já estava andando e sem dores”, comemora o ortopedista responsável pelo procedimento, Fernando Teles.

A pessoa operada foi Maria Carolina da Silva Oliveira, 32, e ela relata que vivia sem qualidade de vida. “Se eu ficasse muito tempo em pé ou sentada, sentia dores. Se andava por longos períodos, também. Não pulava ou sentava no chão sem precisar de ajuda. Perdi alguns movimentos. Meu filho me pedia para sentar no chão para brincar ou jogar futebol e eu não conseguia, ficava muito triste com isso. Fazer exercícios também era difícil porque sentia a dor dos exercícios e também das articulações. Passava mais tempo sentindo dor do que bem”, desabafa a paciente.

Após a cirurgia, a paciente explica que mesmo em fase de adaptação, já percebe a diferença em realizar atividades do cotidiano com mais facilidade e menos dores.