O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu inscrições para 1.000 vagas em cursos gratuitos de formação inicial e continuada na área de Sistemas Embarcados. As vagas são distribuídas entre dois polos: 700 para Natal e 300 para Currais Novos, na Região Seridó. Os cursos visam capacitar profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especificamente no desenvolvimento e gerenciamento de softwares e hardwares para sistemas maiores.
As inscrições estarão abertas até o dia 1º de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Candidato, na seção de Processos Seletivos do IFRN. O resultado final será divulgado em 8 de novembro, e as aulas estão previstas para começar no dia 18 do mesmo mês. O curso será oferecido na modalidade a distância.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e atender a requisitos específicos relacionados a cursos técnicos ou graduação nas áreas de TIC ou engenharias. O processo seletivo faz parte do Projeto de Residência em TIC 37 – EmbarcaTech, que tem como objetivo qualificar profissionais no campo da tecnologia.
O projeto é coordenado pelo Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica) do IFRN e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Além das vagas, o projeto também prevê a oferta de bolsas de estudo para a formação de profissionais que atuem com sistemas embarcados, fundamentais para o funcionamento de dispositivos como eletrodomésticos conectados, sistemas automotivos e equipamentos médicos.
UFRN promove mostra de profissões a partir desta terça-feira (15)