II Escola de Jovens Talentos do Instituto Internacional de Física/UFRN está com inscrições abertas - O Poti News

II Escola de Jovens Talentos do Instituto Internacional de Física/UFRN está com inscrições abertas

Fisica ufrn
Foto: Estudantes que já avançaram em suas carreiras acadêmicas também são incentivados a participar. Divulgação.

A segunda edição da Escola de Jovens Talentos do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF-UFRN) está com inscrições abertas e promete oportunidades únicas para estudantes apaixonados por física. Elas são gratuitas e podem ser realizadas até 23 de setembro por meio do site www.iip.ufrn.br/conferences.

O evento, que vai ocorrer entre os dias 25 de setembro e 13 de outubro de 2023, tem como principal missão identificar e desenvolver jovens talentos científicos, incluindo estudantes pré-universitários avançados e calouros universitários.

Neste ano, a Escola de Jovens Talentos se adapta à atual realidade, realizando sua primeira etapa de forma remota. Durante esse período, serão oferecidos minicursos introdutórios sobre temas empolgantes da física, como Física de Buracos Negros, Física de Partículas, Materiais Quânticos e Informação Quântica. Cada minicurso será ministrado por destacados líderes de pesquisa do IIF-UFRN.

Os estudantes terão três semanas para acessar e acompanhar os minicursos de sua escolha por módulos. Além disso, receberão listas de exercícios para aprimorar suas habilidades. Todo o material da Escola de Jovens Talentos estará disponível em uma plataforma virtual, com orientações detalhadas enviadas por e-mail.

Uma das oportunidades mais empolgantes oferecidas pelo evento é a imersão científica e tutoria no próprio IIF-UFRN. Os cinco estudantes mais dedicados e com melhor desempenho nos minicursos serão convidados para essa experiência enriquecedora, com apoio financeiro para cobrir suas despesas durante a estadia em Natal. A participação na semana de treinamento está aberta a estudantes do ensino médio e calouros universitários.

Estudantes que já avançaram em suas carreiras acadêmicas também são incentivados a participar e têm a chance de competir por certificados especiais em reconhecimento ao seu comprometimento com a física e a pesquisa.

A aula de abertura será ministrada pelo renomado Sir Michael Berry, pesquisador da Universidade de Bristol (Reino Unido) e membro do Conselho Consultivo Internacional do IIF-UFRN. Essa apresentação será transmitida ao vivo em inglês, em formato remoto, com legendas disponíveis na plataforma virtual do evento posteriormente.

As inscrições para a II Escola de Jovens Talentos do IIF-UFRN estão abertas gratuitamente e podem ser realizadas até 23 de setembro por meio do site www.iip.ufrn.br/conferences, onde também se encontram informações adicionais sobre o evento.