
Mais da metade dos brasileiros está comprando menos alimentos por causa do aumento de preços, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (13). O levantamento indica que 58% da população precisaram reduzir a quantidade de comida comprada nos últimos meses. Entre as pessoas de menor renda, o percentual chega a 67%.
A pesquisa aponta ainda que 8 em cada 10 brasileiros alteraram hábitos por causa da alta da inflação. Entre as principais mudanças estão:
- Redução de idas a restaurantes e lanchonetes (61%)
- Substituição do café por marcas mais baratas (50%)
- Corte no consumo de luz, água e gás (50%)
- Menor consumo de bebidas alcoólicas (49%)
- Compra reduzida de medicamentos (36%)
O estudo também revela que 25% dos entrevistados dizem ter menos comida do que o necessário em casa. Já 60% afirmam ter o suficiente, e 13% relatam ter mais do que precisam.
Em relação à responsabilidade do governo federal pelos preços dos alimentos, 54% afirmam que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” na alta. Outros 29% acreditam que o governo tem “um pouco de culpa” e 14% dizem que o Planalto “não tem nenhuma responsabilidade”.
O Datafolha informa que os dados não indicam variação significativa em relação à pesquisa anterior, realizada em março de 2023. Segundo o instituto, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, os resultados permanecem estáveis.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril.