Inscrições para o Prouni começam hoje (29); saiba quem pode participar - O Poti News

Inscrições para o Prouni começam hoje (29); saiba quem pode participar

Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Foto: Agência Braisl/EBC.

Começaram nesta segunda-feira (29) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2024. Os interessados têm até a quinta-feira (1º) para se inscreverem pelo portal Acesso Único, utilizando o login gov.br com CPF e senha.

O Prouni, programa do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo oferecer bolsas de estudo integrais (cobrindo 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

Como funciona o processo de inscrição?

O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, especificando a instituição de ensino e o turno desejado. Em seguida, é necessário escolher entre participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.

Durante o período de inscrição, o candidato deve acompanhar diariamente a nota parcial para os cursos escolhidos. Se desejar, pode fazer alterações em suas opções, sendo válida a última escolha marcada antes do encerramento das inscrições.

Caso o candidato esteja dentro da nota de corte e consiga uma vaga até o final do prazo de inscrição, será considerado pré-selecionado.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever os candidatos que realizaram o Enem em 2022 ou 2023 e obtiveram média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento, além de nota superior a zero na redação.

Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.