INSS garante que benefícios não serão suspensos por falta de prova de vida presencial - O Poti News

INSS garante que benefícios não serão suspensos por falta de prova de vida presencial

Segurados que receberem aviso para fazer prova de vida não precisam se deslocar ao banco ou agência da Previdência Social. Foto: Ascom/INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que não irá suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devido à falta de prova de vida presencial. Desde fevereiro de 2022, a responsabilidade de comprovar que o cidadão está vivo é do próprio INSS.

A procura intensificada por atendimento nas agências da Previdência ocorreu após o envio de um comunicado (push) pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro, que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março não tiveram suas informações confirmadas.

O comunicado estava previsto na rotina para informar ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, justificando assim a não confirmação da comprovação de vida.

Para tranquilizar os aposentados e pensionistas, o INSS enfatizou que não é necessário que se desloquem ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência. O próprio INSS realizará busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado. Portanto, é importante manter os dados sempre atualizados.