INSS pretende adotar inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos - O Poti News

INSS pretende adotar inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos

Foto: Ascom/INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve adotar a inteligência artificial como ferramenta para detectar possíveis fraudes em atestados médicos. Prevista para iniciar suas operações ainda neste mês de dezembro, a nova abordagem visa otimizar os processos de verificação de documentos.

O sistema será operado por robôs especializados, que realizarão análises em bancos de dados, utilizando técnicas como cruzamento de informações e análise comportamental para identificar irregularidades. A iniciativa é direcionada à melhoria do processo de checagem de dados, no âmbito do envio de documentação médica digital pelos segurados, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Atualmente, o monitoramento dos atestados ocorre de forma amostral. Com a implementação da inteligência artificial, a fiscalização será intensificada, abrangendo detalhes como a verificação da identificação dos médicos, registros no Conselho Regional de Medicina (CRM), análise da grafia utilizada pelos profissionais e identificação de disparos em massa provenientes de um mesmo IP.

Segundo o INSS, essa medida faz parte de uma série de ações recentes adotadas para lidar com a demanda crescente e reduzir a fila de segurados que aguardam o processamento de solicitações de aposentadorias, pensões e auxílios-doença.