Instituto Santos Dumont, em Macaíba, inaugura usina fotovoltaica - O POTI

Instituto Santos Dumont, em Macaíba, inaugura usina fotovoltaica

Foto: Marcello Rachid.

O Instituto Santos Dumont (ISD) celebrou hoje (9) a inauguração de uma nova usina fotovoltaica no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Macaíba. O investimento é fruto de uma doação da Neoenergia Cosern, efetivada através do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A instalação tem uma capacidade de geração anual de 295 MWh, que corresponde a cerca de um terço do consumo energético do instituto.

O projeto não só fortalece as operações do ISD ao fornecer energia significativa para os laboratórios e áreas administrativas, mas também sublinha o compromisso da instituição com práticas sustentáveis e de conservação ambiental.

“A usina fotovoltaica vem em um momento importante para o Instituto porque há dois anos iniciamos o projeto de construção da subestação abrigada de energia do IIN-ELS, que já se encontra em funcionamento e vai possibilitar a ativação de toda a estrutura administrativa e de pesquisa. E a usina fotovoltaica, somada a essa questão, não só é importante por gerar um terço da energia consumida pelo IIN-ELS, como também por estar alinhada ao compromisso do ISD de defesa do meio-ambiente e da sustentabilidade”, afirma Jovan Gadioli dos Santos, diretor administrativo do ISD.

A usina fotovoltaica, que entrou em funcionamento na segunda quinzena de setembro após a realização de testes operacionais, tem capacidade anual de geração de 295 MWh, o equivalente a um terço do consumo energético do IIN-ELS. A energia gerada será utilizada para alimentar os laboratórios de pesquisa, o sistema de ar-condicionado central e as salas de aula e administrativas do instituto.

Sidarta Ribeiro, da UFRN, é um dos personagens da nova série documental da GNT: “A História de uma Planta”