Investimento na saúde mental de colaboradores tem se tornado prioridade em empresas do setor privado - O Poti News

Investimento na saúde mental de colaboradores tem se tornado prioridade em empresas do setor privado

A JMT Service tem dois programas específicos voltado para o bem estar dos colaboradores. Foto: Divulgação.

No cenário empresarial contemporâneo, a preocupação com a saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma prioridade para diversas organizações. A JMT Service, empresa de terceirização de mão de obra, é um exemplo desse movimento, tendo tornado um compromisso o bem-estar de seus funcionários.

Segundo a psicóloga Rícia Medeiros, consultora de Recursos Humanos na JMT Service, a empresa atribui grande importância à saúde mental e vem implementando diversas ações para garantir o cuidado integral de seus colaboradores durante todo o ano.

“No contexto da campanha Janeiro Branco, a JMT Service busca promover a conscientização sobre a saúde mental entre seus funcionários, visando tornar o tema parte integrante da vida cotidiana, sem tabus”, explica a psicóloga. Rícia explica que é muito importante que o assunto seja abordado de maneira natural, proporcionando momentos de reflexão.

Ao longo do ano, a empresa promove o “Café com RH”, programa mensal que oferece acesso gratuito aos serviços psicológicos, funcionando como uma escuta ativa para demandas pessoais e profissionais dos colaboradores. Rícia diz ainda que, também são realizadas diversas palestras com temas relacionados à saúde mental.

Ao longo do ano, a JMT realiza diversas palestras para todos os colaboradores. Foto: Divulgação.

Quanto ao estresse e à pressão no ambiente de trabalho, a JMT Service busca criar um ambiente mais leve, treinando líderes para identificar sinais de dificuldades e encaminhando-os para suporte psicológico quando necessário.

Outro programa oferecido pela empresa é o “Medida Certa”, que une preocupações com a saúde física e mental dos colaboradores. No que diz respeito ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a JMT Service enfatiza a importância desse equilíbrio em palestras e treinamentos regulares oferecidos a seus colaboradores.

Quando questionada sobre a mensuração da eficácia das iniciativas, Rícia Medeiros menciona que a empresa avalia o clima organizacional e busca feedback positivo dos colaboradores como indicadores de sucesso. Ela ainda conta que a participação ativa dos líderes no apoio à saúde mental dos subordinados é reforçada por um programa de liderança que fortalece esses profissionais para enfrentarem questões relacionadas à saúde mental em suas funções.