No Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), a egressa Jessiane Fernandes desenvolveu o Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar, um jogo educacional que utiliza abordagens lúdicas para auxiliar crianças de escolas públicas na aprendizagem do bioma da Caatinga. Fruto de um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoprof), sob orientação da professora Jeane Medeiros, o jogo visa superar a dificuldade de identificação das crianças com o meio ambiente local, especialmente no Seridó Potiguar.
A iniciativa de Jessiane nasceu da percepção do desafio educacional enfrentado na região, com escasso material direcionado à temática ambiental. Ela ressalta a importância de promover a valorização do lugar e do bioma desde os primeiros anos de aprendizagem, contribuindo para uma educação ambiental mais eficaz no Seridó Potiguar.
“Ao longo dos anos como educadora, constatei que muitas crianças, assim como eu na infância, não valorizavam seu lugar, suas raízes culturais”, pontua.
O Tabuleiro Geográfico aborda questões relacionadas ao desmatamento, poluição, agrotóxicos, queimadas, fauna e flora local, pretendendo proporcionar conhecimento sobre os problemas ambientais enfrentados na região. Durante a interação, os estudantes têm a oportunidade de compreender a interferência da ação humana no meio ambiente e os papéis que devem desempenhar na conservação do planeta.
Para a criadora do jogo, a conexão mais profunda entre as crianças e o ambiente em que vivem é crucial, e recursos educacionais como esse desempenham o papel do conhecimento geográfico, moldando atitudes e comportamentos em relação à preservação ambiental.