
A Justiça da Argentina decidiu atender ao pedido do Brasil pela extradição de cinco condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (3).
O pedido de extradição foi solicitado pelo Ministério da Justiça brasileiro, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que é relator das ações penais contra os condenados. As sentenças aplicadas variam de 13 a 17 anos de prisão.
Os condenados Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza estão presos na Argentina desde o final do ano passado, quando foi formalizado o pedido de extradição para cumprimento da pena.
Na quarta-feira, os cinco compareceram algemados ao tribunal federal argentino, conforme registraram veículos de imprensa locais.
Ao chegar na Argentina, o grupo solicitou refúgio político junto à Comissão Nacional para os Refugiados da Argentina, mas até o momento não houve resposta. Embora a Justiça tenha autorizado a extradição, a formalização e execução do ato ainda dependem do governo do presidente argentino, Javier Milei.
*Com Informações de Agência Brasil
STF suspende leis municipais que autorizavam loterias e bets em todo o país











