
A Casa do Cordel será o palco do lançamento da oitava edição da Coleção de Cordéis “Dez Mulheres Potiguares”, programado para este sábado (22), às 16h. A coletânea, que celebra a trajetória de dez mulheres influentes do Rio Grande do Norte, também contará com xilogravuras de artistas locais.
A idealizadora do projeto, Vani Fragosa, ressalta a importância da coleção: “A 8ª edição da Coleção Dez Mulheres Potiguares é mais do que um tributo. É um canto de resistência, um espelho que reflete a força e a beleza das mulheres potiguares. Sob o viés do empoderamento feminino, as obras reescrevem a história do Rio Grande do Norte, mostrando que cada mulher é uma semente de transformação, capaz de florescer mesmo nos solos mais áridos e que cada uma delas são símbolos de superação, coragem e inspiração, celebradas em versos que ecoam suas vozes e suas lutas”.
A coletânea é uma iniciativa da Associação Cultural Casa do Cordel e traz homenagens a mulheres notáveis. As capas dos cordéis são ilustradas pelas mãos talentosas de Amanda Fagundes, Carol Fraga, Cecília Guimarães, Cowmila Wanderley, Eliane Melo, Gesca, Goreti Santos, JanaWan Wanderley, Kerous e Socorro Araújo.
Confira as homenageadas da 8ª edição:
Alice Carvalho – atriz, roteirista, dramaturga e escritora, cuja arte ganha vida nos versos de Sâmara Carvalho.
Célia Albuquerque – artista plástica de múltiplos talentos, da caligrafia à xilogravura, imortalizada na poética de Jussiara Soares.
Érica Canuto – promotora de justiça, farol no combate à violência doméstica, nos versos de Vani Fragosa.
Joanita Torres Arruda Câmara – liderança política que moldou o agreste potiguar, celebrada por Cláudia Borges.
Khrystal – voz potiguar que ecoa nacionalmente, entoada nos versos de Marcelange Brito.
Maria de Chão – mestra potiguara de Azeite Tradicional, na poesia de Amanda Simpatia.
Nalva Nóbrega – pianista que transforma notas em emoção, retratada por Isabel Firmino.
Natália Bonavides – deputada federal mais votada do RN, a mais jovem e a única mulher eleita da bancada potiguar em 2022, nos versos de Rita Catita.
Nati Cortez – pioneira da literatura infanto-juvenil potiguar, na poética de Tereza Custódio.
Tony Silva – atriz destacada na cena teatral potiguar, celebrada por Guadalupe Segunda.
Além do lançamento dos cordéis, o evento contará com uma apresentação musical da artista Dani Negro, prometendo uma celebração da cultura potiguar e das vozes femininas.
Ver essa foto no Instagram