Lei de regulamentação do esporte eletrônico no RN é sancionada - O POTI

Lei de regulamentação do esporte eletrônico no RN é sancionada

Os objetivos desta ação incluem a promoção da cidadania e das relações sociais através do esporte. Foto: Federação de eSports do RN.

O governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 11.796, que regulamenta a prática esportiva eletrônica no estado. A nova legislação define diretrizes para o desenvolvimento deste setor, abrangendo atividades como videogames, jogos de computador, fliperamas e robótica.

A lei reconhece oficialmente os praticantes de esportes eletrônicos como atletas e busca promover a inclusão, socialização e desenvolvimento cultural e intelectual dos competidores. Além disso, a legislação institui o “Dia Estadual do Esporte Eletrônico”, a ser celebrado anualmente em 27 de junho.

O deputado Ubaldo Fernandes, responsável pelo projeto, e a secretária de Educação do RN, Socorro Batista, ressaltaram a relevância da regulamentação para a inclusão digital e social. Batista afirmou que “essa lei representa um marco na valorização das habilidades tecnológicas e intelectuais dos nossos jovens, proporcionando uma nova dimensão para o esporte eletrônico em nosso estado.”

A legislação estabelece quatro diretrizes principais para a prática do esporte eletrônico:

  • Acessibilidade para todos os interessados
  • Desenvolvimento intelectual e cultural dos competidores
  • Assimilação das inovações tecnológicas
  • Promoção da socialização e diversão para todas as faixas etárias

Os objetivos incluem a promoção da cidadania e das relações sociais através do esporte, a difusão de um ambiente de “fair play”, o combate ao ódio e discriminação, e a melhoria das capacidades intelectuais e psicomotoras dos participantes.

O subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Cesar Nunes, ressaltou o impacto positivo da nova legislação na comunidade esportiva, afirmando que “a regulamentação do esporte eletrônico abre novas oportunidades para jovens talentos, que agora têm um reconhecimento oficial e um ambiente mais estruturado para desenvolver suas habilidades.”

A lei também prevê o reconhecimento e apoio do Poder Público a entidades como Confederação, Federação, Liga e outras associações dedicadas ao esporte eletrônico, essenciais para a normatização e difusão dessa prática.