Lei que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira ainda não funciona como planejado - O POTI

Lei que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira ainda não funciona como planejado

A falta de letramento sobre a cultura negra colabora com o racismo estrutual. Foto: iStock.

Segundo o estudo “Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracismo em Movimento”, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata da educação antirracista. Apesar do país ter a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares, a maior parte das instituições de ensino do Brasil não possuem um planejamento para tornar a lei uma realidade.

Os dados acendem um alerta acerca da falta de aprendizado das crianças e adolescentes brasileiros sobre as contribuições do povo preto para o país, o que a longo prazo, é um dos motivos que colaboram para a manutenção do racismo estrutural no Brasil.

Ainda conforme a pesquisa “Percepções do Racismo no Brasil”, encomendada ao IPEC, o ambiente escolar é um dos que mais registra casos de violência e bullying com motivações raciais no país, já que 38% dos entrevistados afirmaram ter sofrido racismo no colégio ou universidade.

Em novembro de 2023, na semana da Consciência Negra, O POTI publicou uma matéria que aborda o assunto e a importância da educação inclusiva, confira:

Dia da Consciência Negra: racismo na infância deixa marcas que permanecem durante toda a vida