Leucemia Infantojuvenil: Casa Durval Paiva orienta sobre sinais cruciais - O Poti News

Leucemia Infantojuvenil: Casa Durval Paiva orienta sobre sinais cruciais

casa durval paiva
A Casa Durval Paiva destaca essa neoplasia como parte da Campanha do Diagnóstico Precoce 2023. Foto: Divulgação.

A leucemia, o câncer mais comum em crianças e adolescentes, é responsável por aproximadamente um terço dos casos de câncer nessa faixa etária. Em sua maioria, as leucemias infantis são agudas, dividindo-se em dois tipos: a LLA (leucemia linfoide aguda), que afeta 75% dos pacientes jovens, atingindo as células linfoide da medula óssea, e a LMA (leucemia mieloide aguda), que começa nas células mieloides, responsáveis pela produção de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.

As leucemias crônicas, por outro lado, podem ser agrupadas em duas categorias: a LLC (leucemia linfoide crônica) e a LMC (leucemia mieloide crônica). Em outubro deste ano, a Casa Durval Paiva destaca essa neoplasia como parte da Campanha do Diagnóstico Precoce 2023.

Sintomas a serem observados

Entre os sintomas mais importantes da leucemia, destacam-se a anemia, fraqueza, fadiga, sangramento inexplicável, manchas roxas no corpo sem histórico de traumas, palidez, febres inesperadas, sudorese noturna, infecções recorrentes sem causa aparente, dores ósseas e articulares, além de aumento dos gânglios.

A Casa Durval Paiva está ativamente envolvida em diversas ações no âmbito da conscientização e treinamento de profissionais de saúde, como parte de seus esforços para combater a leucemia infantojuvenil. Para acompanhar as atividades da instituição, basta acessar suas redes sociais.

Diagnóstico precoce

É importante ressaltar que as chances de cura do câncer infantojuvenil são significativamente maiores, chegando a até 80%, quando diagnosticado em estágios iniciais. Portanto, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos aos sinais mencionados e procurem assistência médica caso observem algum deles.

A Casa Durval Paiva desenvolve diversos projetos e iniciativas destinados a apoiar crianças e adolescentes com câncer, e informações detalhadas podem ser encontradas em seu site oficial (www.casadurvalpaiva.org.br) ou em suas redes sociais (@casadurvalpaiva).