O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) confirmou a expansão de sua rede educacional com a criação de três novos campi em diferentes municípios do estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os novos campi serão estabelecidos nas cidades de São Miguel, Touros e Umarizal, para ampliar o acesso à educação profissional, científica e tecnológica em regiões até então não contempladas pela instituição. A previsão é de que as atividades nessas novas unidades iniciem em 2025.
“Após um longo período, em que não tínhamos a perspectiva de pensar na expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país, recebemos a notícia dos novos campi na manhã desta terça-feira, com um misto de entusiasmo e reflexão. Entusiasmo porque interiorizar a educação pública e de qualidade no nosso estado. E reflexão na perspectiva da necessidade da reestruturação da carreira dos servidores técnicos-administrativos e docentes, a consolidação das unidades existentes, de novos códigos de vagas, de recomposição do nosso orçamento e de transformação dos campi avançados em campi. Teremos novos desafios, mas estamos confiantes nessa expansão da educação, que emancipa e realiza sonhos”, declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, que esteve presente na cerimônia de anúncio dos novos institutos federais, em Brasília.
Inicialmente, os novos prédios estavam destinados ao Instituto Estadual do Rio Grande do Norte (Iern), porém, após negociações, serão incorporados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Com a adição desses três novos campi, o IFRN expande sua presença no estado, junto às 22 unidades de ensino já existentes, que atendem a diversas regiões, desde Apodi até São Paulo do Potengi.