Lula diz que gênero e cor não serão critério para escolher novo STF - O Poti News

Lula diz que gênero e cor não serão critério para escolher novo STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou de máscara ao lado do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, nesta segunda-feira (25). Foto: Reprodução/TV Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que critério para escolher novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não será gênero ou cor. A declaração foi feita nesta segunda-feira (25) ao deixar o Palácio do Itamaraty, após reunião com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh.

“Eu vou escolher uma pessoa que possa atender os interesses e as expectativas do Brasil, uma pessoa que possa servir o Brasil, uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, uma pessoa que tenha respeito mas não medo da imprensa, uma pessoa que vota adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa. Então, vou escolher, já tem várias pessoas em mira. Não precisa perguntar essa questão de gênero e de cor, eu já passei por tudo isso e no momento certo vocês vão saber quem é que eu vou indicar”, disse o presidente.

Além de um novo ministro para substituir Rosa Weber que se aposenta compulsoriamente no dia 2 de outubro, Lula terá que indicar um novo nome para a Procuradoria-Geral da República (PGR), já que o mandato de Augusto Aras se encerra nesta terça-feira (26).