Lula indica Flávio Dino para o STF - O Poti News

Lula indica Flávio Dino para o STF

Flávio Dino foi eleito senador em 2022, mas se licenciou para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: Ricardo Stuckert.

Na tarde desta segunda-feira (27), o presidente Lula (PT) anunciou a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em outubro.

A indicação, que será formalizada por meio da publicação no Diário Oficial da União (DOU), representa o segundo nome indicado por Lula em seu terceiro mandato. O primeiro foi Cristiano Zanin, que assumiu a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski.

Para que Flávio Dino efetivamente se torne membro da mais alta corte do país, será necessário passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e obter a aprovação do plenário da Casa.

Quem é Flávio Dino?

Flávio Dino tem 55 anos. Ele nasceu em 30 de abril de 1968, na cidade de São Luís, e construiu sua carreira política na capital maranhense.

Ex-juiz federal, ex-deputado federal, ex-governador do Maranhão e atualmente senador licenciado, possui experiência nos três Poderes da República.

No primeiro governo Dilma Rousseff (PT), foi presidente da Embratur. Em 2014, foi eleito governador do Maranhão, posto para o qual foi reeleito 2018. Em abril do ano passado, Flávio Dino deixou o cargo para ser candidato ao Senado Federal pelo Maranhão nas eleições 2022 e se elegeu. Em seguida se licenciou para assumir o Ministério da Justiça.

Ele é advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993, possui mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e deu aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), de 2002 a 2006.