Lula orienta PT sobre o discurso para 2024 - O Poti News

Lula orienta PT sobre o discurso para 2024

Quando analiso as candidaturas que estão consolidadas para Prefeitura de Natal em 2024 sempre alerto sobre a necessidade do PT ampliar o diálogo com partidos e lideranças que não estão dentro do universo da esquerda.

Não vejo como o partido dos trabalhadores chegar ao comando da Capital sem conquistar apoiadores que estão no famoso centrão. E sempre cito como exemplo a maior liderança do PT local, a governadora Fátima Bezerra, e a maior liderança nacional da legenda que é o presidente Lula. Ambos venceram, cresceram e conquistaram quando ampliaram suas redes de apoio político.

Agora o próprio presidente Lula falou diretamente ao seu partido, na Conferência Eleitoral do PT, em Brasília, sobre a necessidade de ampliar o diálogo e falar ao povo que tradicionalmente não ouve e não vota no PT. Lula citou como exemplos os evangélicos, o agronegócio, o cidadão que ganha acima de cinco salários, mas existem outros públicos e lideranças que a partir da abertura e do diálogo poderão ser conquistados.

Confira AQUI a reportagem do G1 sobre a fala do Presidente Lula:

Um bom cabo eleitoral para 2024

Ainda na Conferência Eleitoral do PT, em Brasília, o presidente Lula disse que a sigla não vai dispor de grandes fundos, mas se comprometeu a ser um “bom cabo eleitoral”.

“Prometo ser um bom cabo eleitoral, fazendo as coisas corretas, para vocês sentirem orgulho. Em nome de todo o governo, a gente não vai falhar, a gente não vai errar”, disse o Presidente.

Seguem os debates sobre o ICMS

Na hipótese do PL que mantém em 20% a alíquota do ICMS para 2024 ser rejeitado no plenário da Assembléia Legislativa, o Rio Grande do Norte passará a ter no próximo ano uma das menores alíquotas do Nordeste.

Em 2024, o ICMS no estado da Bahia subirá dos atuais 19% para 20,5%, em Pernambuco sairá de 18% e também passará a ser 20,5%. Nos nossos vizinhos Paraíba e Ceará a alíquota que hoje está em 18% aumentará para 20% e no Maranhão subirá de 20% para 22%.

Caso os deputados derrubem a proposta do Governo de manter os atuais 20%, o RN terá a partir de 1° de janeiro uma alíquota de 18% sendo uma das menores do Nordeste. Bom para a classe empresarial, ruim para o governo e para as prefeituras que poderão ver sua arrecadação mais uma vez diminuída em 2024.

A definição sobre o tema é aguardada para a próxima semana. A expectativa é que as sessões da Assembléia Legislativa voltem a ter quórum e o PL seja finalmente debatido e votado em plenário.

João Maia assume formalmente o PP

O Progressistas/RN realizou convenção estadual onde formalizou o deputado federal João Maia como seu novo presidente. As vice-presidências serão ocupadas pelo ex-deputado Beto Rosado, pelo deputado estadual Neilton Diógenes e pelo ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego.

O partido segue em alta filiando pré-candidatos em diversas cidades em todo Rio Grande do Norte e expectativa é de eleger muitos prefeitos e vereadores em 2024.

Enrocamento de Ponta Negra perto de ser finalizado

As obras de enrocamento e defesa costeira que estão acontecendo na praia de Ponta Negra já alcançaram 91,30% de sua execução e estão perto de serem finalizadas. A obra que é uma parceria da Prefeitura de Natal com o Governo Federal é uma etapa importante da futura e aguardadíssima engorda da praia de Ponta Negra que tem previsão de início em 2024.

*As opiniões contidas nesta sessão não refletem necessariamente a opinião dO POTI e são de responsabilidade exclusiva dos autores.